segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Ecovia do Algarve pronta em Novembro

A ecovia do Algarve, projecto-piloto em Portugal, que ligará Sagres a Vila Real de Santo António numa extensão de 214 quilómetros, é inaugurada em Novembro, mas ciclistas mais atrevidos põem diariamente à prova troços terminados.
A Lusa visitou alguns dos troços onde a ecovia já está delimitada com pavimento assente e bermas seguras e descobriu que muitos ciclistas já se regem pela sinalética entretanto colocada na via ecológica, como está a acontecer nos concelhos de Tavira, Lagoa e Silves.
Os restos das pedreiras da região e outros inertes e madeiras tratadas são algumas das matérias-primas utilizadas para construir de raiz alguns pedaços da ecovia, assim como para montar as 21 pontes e passadiços previstos.
Estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desactivados estão também a ser recuperados, alinhados e embelezados para receber os ciclistas e outros amantes de transportes amigos do ambiente.
A limpeza de linhas de água e de entulho ou outras barreiras físicas está ser tomada em conta, porque a ecovia não é apenas uma viagem ecológica pelo litoral algarvio, mas também uma descoberta dos campos de golfe, bosques verdes, centros de cidades agitadas e praias, como acontece em Silves junto à Lagoa dos Salgados, onde se vislumbra um lago de um lado e do outro estão o mar e os areais.

publicado no "Jornal da Madeira"

Sem comentários: