quinta-feira, 31 de maio de 2007

VII Fórum de Educação e Desporto decorre em Silves até sábado

A partir de hoje, 30 de Maio, o Sector de Juventude da Câmara Municipal de Silves, leva a efeito diversas actividades integradas no 7º Fórum de Educação e Desporto, pensadas e preparadas no sentido de incentivar os jovens na prática e consolidação da cidadania em todos os âmbitos.

Esta quarta-feira, às 16 horas, será feita a apresentação do trabalho realizado por um grupo de alunas da Escola Secundária de Silves, trabalho que recebeu uma “menção honrosa” do Júri Nacional do concurso "Escola Alerta", depois de se ter sagrado vencedor a nível distrital.

Ana Martins, Andreia Gonçalves, Marisa Vargas e Marta Correia, alunas do 12º H1, farão a explicação pública do que pretenderam realçar num trabalho que visava perspectivar soluções para os problemas enfrentados pelos estudantes com necessidades educativas especiais e que frequentam, ou podem vir a frequentar, o seu estabelecimento de ensino.

Esta sessão pública contará com a presença da presidente da Câmara Isabel Soares, do director Regional de Educação do Algarve Libório Correia e de um representante do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência, entre outros convidados, sendo aberta a todos.

No dia 1 de Junho, às 21 horas, o Sector de Juventude promove um encontro com Rui Marques, Alto-Comissário para as Minorias Étnicas e Imigração, com a presença de Cristina Peixinho, em representação da OIKOS e de Domingos Ferreira, professor de Filosofia e Psicologia na Escola Secundário de Silves.

A este encontro foi dado o nome de "À Conversa com...", que se pretende informal e descontraído, procurando-se abordar as problemáticas relacionadas com as minorias e os direitos dos cidadãos, fomentando nos jovens um verdadeiro espírito de cidadania e respeito pelos outros.

O sábado, dia 2 de Junho, será um dia cheio no programa de actividades do sector de Juventude de Silves: durante a tarde, a partir das 15h00, o graffiter Nuno Barbosa/Aka Mosaik dinamizará um atelier de graffitis.

Proporcionará, desse modo, um momento de formação para os mais novos que gostam deste tipo de arte, tentando-se, contudo, criar a ideia de que o graffiti, embora representando a liberdade de criação, deve respeitar os espaços públicos e privados assim como a beleza visual do meio ambiente.

Este atelier está sujeito a inscrição prévia e poderá ter, no máximo, 30 participantes, que apenas precisam de trazer consigo uma roupa confortável e muita criatividade e vontade de aprender!

Também no sábado, às 22h00, realizar-se-á um concerto pelo grupo "Guitarras do Algarve", no palco da FISSUL.

Este grupo de jovens, integrando alguns de Silves, coordenado pelo professor Eudoro Grade, executará um reportório variado, promovendo cruzamentos de estilos entre a música erudita, popular, étnica ou folclórica, proporcionando bons momentos de cultura e animação de grande valor artístico.

Por outro lado, recorde-se que, para além de todas aquelas actividades, o Sector de Juventude da Câmara de Silves tem a seu cargo a animação da "Rádio Jovem" numa parceria com a Rádio Algarve FM, permitindo que os jovens inscritos possam experimentar a sensação de serem animadores de rádio.

Durante alguns períodos do dia a emissão sairá em directo dos estúdios do Fórum de Educação e Juventude para todos os ouvintes da Algarve FM.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Silves, através do telefone: 282440800 ou Espaço Jovem, telefone 282444011.

in "Barlavento on-line"

Sem comentários: