Silves vai ter serviço de informação para portadores de deficiência
O município de Silves celebrou um protocolo de cooperação com o Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD), para a instalação do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência, designado por SIM-PD.
O objectivo do SIM-PD é fazer um atendimento qualificado dos munícipes com deficiência e respectivas famílias, bem como aos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolvem qualquer tipo de actividade neste domínio, assegurando-lhes uma informação integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados.
Além disso, este serviço irá recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das pessoas com deficiência, identificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas.
A Câmara de Silves irá fornecer um espaço, com condições de acessibilidade para estes utentes e devidamente identificado, dotando-o com meios informáticos adequados para acesso à internet e utilização de bases de dados informativas.
O SNRIPD irá disponibilizar o Guia Organizativo e Manual de Procedimentos, bem como providenciar as ferramentas de trabalho indispensáveis ao funcionamento do serviço, designadamente, uma Base de Dados para o atendimento, um Guia dos Recursos existentes, um Guia Legislativo e outros guias temáticos devidamente actualizados.
Da mesma forma, assegurará o acompanhamento técnico, certificação e avaliação do serviço.
O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara de Silves Isabel Soares e por Rui Carreteiro, Secretário Nacional Adjunto para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.
in "Jornal Barlavento"
Sem comentários:
Enviar um comentário