segunda-feira, 9 de abril de 2007

Silves vai ter serviço de informação para portadores de deficiência

O município de Silves celebrou um protocolo de cooperação com o Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD), para a instalação do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência, designado por SIM-PD.

O objectivo do SIM-PD é fazer um atendimento qualificado dos munícipes com deficiência e respectivas famílias, bem como aos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolvem qualquer tipo de actividade neste domínio, assegurando-lhes uma informação integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados.

Além disso, este serviço irá recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das pessoas com deficiência, identificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas.

A Câmara de Silves irá fornecer um espaço, com condições de acessibilidade para estes utentes e devidamente identificado, dotando-o com meios informáticos adequados para acesso à internet e utilização de bases de dados informativas.

O SNRIPD irá disponibilizar o Guia Organizativo e Manual de Procedimentos, bem como providenciar as ferramentas de trabalho indispensáveis ao funcionamento do serviço, designadamente, uma Base de Dados para o atendimento, um Guia dos Recursos existentes, um Guia Legislativo e outros guias temáticos devidamente actualizados.

Da mesma forma, assegurará o acompanhamento técnico, certificação e avaliação do serviço.

O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara de Silves Isabel Soares e por Rui Carreteiro, Secretário Nacional Adjunto para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.


in "Jornal Barlavento"

Sem comentários: