Cavaco Silva toma posse
O Presidente da República eleito, Aníbal Cavaco Silva, tomou posse do cargo, esta quinta-feira, numa cerimónia na Assembleia da República (AR) que reuniu cerca de 900 pessoas, entre convidados e altas figuras do Estado, jurando a Declaração de Compromisso pelas 10h00.
A sessão solene de tomada de posse começou pelas 9h00 desta manhã, no hemiciclo de São Bento. Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, abriu a sessão por breves instantes, tendo determinado a sua suspensão para receber o Presidente da República cessante, Jorge Sampaio, o Presidente da República eleito, e restantes convidados.
Pelas 9h05 começaram a chegar ao local os chefes de Estado e representantes de organizações internacionais convidados para a cerimónia de tomada de posse. Cavaco Silva chegou pouco depois das 9h30, sendo recebido pelo Presidente da Assembleia, Jaime Gama.
Antes da chegada do presidente eleito, já se encontravam no local o pai do presidente dos Estados Unidos, George Bush (em representação da administração norte-americana), os príncipes das Astúrias, Felipe e Letícia Ortiz, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, entre muitos outros convidados.
Pelas 10h00 Jaime Gama, presidente da AR, reabriu a sessão solene no hemiciclo, para dar início à cerimónia da tomada de posse, com a leitura da acta de apuramento eleitoral que deu a vitória a Cavaco Silva. Cerca de oito minutos depois, o presidente eleito jurou a Declaração de Compromisso prevista no nº 3 do artigo 127 da Constituição: "Juro por minha honra desempenhar fielmente as funções em que fico investido e defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa". De seguida foi ouvido o hino nacional. Logo depois foi assinado o auto de posse, que se seguiu de uma enorme ovação a Cavaco Silva.
Publicado no jornal "Correio da Manhã"
Sem comentários:
Enviar um comentário