quarta-feira, 8 de março de 2006

Uma mulher num mundo de homens


Isabel Soares é a única presidente de câmara no feminino, no distrito de Faro. Há mais de oito anos que ocupa este lugar e há quatro que defende a igualdade e os direitos das mulheres no Comité Europeu.

Começou como professora de geografia, sua área de formação, mas a energia e iniciativas não a deixaram passar despercebida. Enquanto estagiária contestava os programas e a forma como se leccionava.

Queria mais do que passar a mensagem dos manuais, levar Portugal e a Europa aos seus alunos. Pioneira na organização de intercâmbios de jovens, Isabel Soares ensaiou alunos, organizou festas com os pais e durante os intervalos das aulas fez doces na cantina da escola para angariar fundos para as viagens.

Envolveu os pais e a comunidade não ficou indiferente à professora de geografia. Aos 37 anos foi convidada para integrar a lista de candidatos a deputados. Na altura, contavam-se apenas duas mulheres em todas as listas do Algarve.

A partir daí não parou e entrou para ficar num mundo que ainda é maioritariamente masculino, o da política. Em 1993 foi candidata à câmara de Silves mas apesar da elevada votação não conseguiu chegar ao lugar de presidente.

Um ano depois figura a lista para as Europeias, em 1995 é uma das caras das eleições legislativas e em 1997 volta a concorrer à presidência da câmara de Silves, lugar que ocupa até hoje.
Foi convidada para encabeçar a lista para as legislativas, ganhou mas não aceitou o cargo por ser presidente da autarquia de Silves, de onde é natural.

Inicialmente não deixou de sentir algumas diferenças por ser mulher, mas rapidamente foram ultrapassadas. “As mulheres têm maior capacidade de sofrimento, de organização e outra sensibilidade”, acrescentou Isabel Soares salientando que não é uma feminista.

Ao longo do seu percurso político não se deparou com muitas situações que a discriminassem, mesmo assim, recorda as primeiras reuniões que teve na Junta Metropolitana do Algarve – AMAL. “Eram só homens e eles ficaram assustados com a presença de uma mulher”, posteriormente foram-lhe confessando que se tinha integrado bem na equipa.

Há quatro anos que integra o Comité Europeu para os Direitos e Igualdades das Mulheres e em 2005 renovou o mandato por mais quatro anos. Apesar da evolução social, a autarca admite que “não há igualdade e a comissão já concluiu isso, só é possível igualar as oportunidades quando se legislar nos sectores laborais”.

Para lá das leis, Isabel Soares incentiva as mulheres a lutarem pelos lugares que ambicionam e não deixarem que os preconceitos camuflados as deixem baixar os braços.
publicado no jornal "Observatório do Algarve"

Sem comentários: