PSD/Algarve analisa QREN
O PSD vai realizar uma conferência para analisar a “fortíssima redução de fundos comunitários que caracterizarão negativamente o Algarve nos próximos sete anos”.
Trata-se de uma iniciativa do Gabinete de Estudos do PSD/Algarve, inserida no ciclo “Conferências do Pontal”e serão oradores convidados Arlindo Cunha, economista, antigo ministro da Agricultura e deputado europeu, e actual Vice-Presidente do PSD, e especialista em questões europeias e do desenvolvimento.
António Covas, professor catedrático da Universidade do Algarve, doutorado em Assuntos Europeus, e especialista em assuntos ligados ao desenvolvimento rural e regional é outro dos conferencistas, assim como Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira.
O tema a debate justifica-se, segundo os organizadores, quando “a distribuição dos fundos comunitários, e o modelo de gestão demasiado centralista do QREN têm merecido críticas” por parte de múltiplos sectores políticos, autárquicos e empresariais, com especial acuidade no Algarve, que é a região mais prejudicada no contexto dos fluxos financeiros da União Europeia, da nova Lei das Finanças Locais e do Orçamento de Estado.
Em comunicado os organizadores afirmam que “na conferência far-se-á a demonstração prática de como o Algarve vai perder meio milhão de Euros, em investimento global a menos, por cada dia dos próximos sete anos", na comparação com os últimos sete anos.
O debate, agendado para o próximo dia 12 de Março, pelas 21,30 h, no Hotel – Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, será moderado por Mendes Bota, líder dos social democratas algarvios e a conferência é aberta ao público em geral, com um período para apresentação de perguntas concretas aos conferencistas.
in "Observatório do Algarve"
Sem comentários:
Enviar um comentário