segunda-feira, 2 de abril de 2007

Silves: PSD protesta contra falta de navegação no Arade

A presidente da câmara de Silves e o líder do PSD/Algarve muniram-se hoje de baldes, pás e enxadas e foram para o Arade protestar contra o «atraso de 20 anos» nas obras de desassoreamento daquele rio.

Durante alguns minutos, Isabel Soares e Mendes Bota estiveram dentro de um bote a fingir que retiravam areia do rio, numa assumida provocação ao Executivo de José Sócrates que, de acordo com a autarca social-democrata, faltou às promessas de desassorear o rio, o que permitiria a navegação entre Silves e a foz, em Portimão.

«Este ano, o Governo retirou por completo a verba para o desassoreamento dos fundos do PIDDAC [Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central]», lamentou Isabel Soares em declarações à Lusa, recordando que em 2004 chegaram a estar orçamentados dois milhões de euros para as obras.

Na vedação que actualmente separa a estrada marginal do rio, devido às obras do Polis em curso, um cartaz perguntava directamente à secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, «para quando as obras».

Segundo Isabel Soares, em Outubro passado, aquela governante - então de visita ao município - prometeu que as obras avançariam até Março deste ano.

Desmentindo qualquer relação entre o Dia das Mentiras que hoje se assinala e a manifestação, a que o PSD chamou «SOS Arade», a autarca considerou fundamental que os trabalhos, já com duas décadas de «histórico» de promessas do Poder Central, vão em frente.

Enquadrados por cerca de meia centena de militantes vestidos a rigor do PSD e JSD de Silves, que responderam ao apelo das estruturas concelhias do partido, Bota e Isabel Soares envergaram galochas e t-shirts para protestar contra o constante adiamento, mas também para lembrar que o atraso está a dificultar a conclusão do Polis da cidade.

«O Polis junto ao rio atrasou-se cerca de um ano porque está prevista a construção de uma pequena marina que contava com as lamas provenientes do assoreamento», lamentou a presidente da câmara de Silves.

O desassoreamento do rio, depois de concluído, permitirá que a navegação se faça ao longo dos cerca de 20 quilómetros que separam Silves de Portimão, o que possibilitará que a cidade seja visitada por iates e, eventualmente, embarcações de transporte colectivo em viagens organizadas.

Segundo Isabel Soares, uma grande empresa de viagens turísticas - que já faz cruzeiros entre Portimão e Alcoutim (no nordeste do Algarve), através do mar e do Rio Guadiana - já se mostrou interessada em explorar uma rota turística entre a foz do Arade e Silves.

«É uma obra que se paga a si própria», sustentou a autarca, que enfatizou que 80 a 90 por cento dos dragados podem ser utilizados na construção civil e na pavimentação de estradas«.

O desassoreamento permitiria a existência de um canal com um mínimo de 1,20 metros de profundidade, o suficiente para que vários tipos de embarcação ali navegassem durante todo o ano.

»Na Idade Média, o rio Arade foi a auto-estrada do reino do Algharb, por onde circulavam pessoas e mercadorias«, recordou por seu turno o deputado Mendes Bota, manifestando-se esperançado em que »no futuro o Turismo tenha aqui uma verdadeira auto-estrada«.

in "diário digital"

2 comentários:

Anónimo disse...

"... com um Primeiro-Ministro "Engenheiro" que não é "Engenheiro" as obras do seu governo acompanham a realidade do seu titulo académico: são virtuais..."
in "Portugal Diário"
por Carlos Robalo

Anónimo disse...

...Divinal essa citação anterior, quanto á acção em si, só me resta apoiar, porque todas as acções que são para o bem comum deste concelho, são sempre bem vindas! A continuação de um bom trabalho!

Quanto á sra secretária de estado, está ao nivel do resto do executivo deste governo..."Os mentirosos são sempre pródigos em juras"

Autor: Corneille , Pierre

Mr Hyde