domingo, 4 de fevereiro de 2007

Algarve perde meio milhão de euros por dia

Mendes Bota “chumba” QREN


"O Algarve está a ser tratado como uma colónia”. Quem o diz é o deputado social-democrata, Mendes Bota, preocupado com os cerca de 500 mil euros por dia que o Algarve vai deixar de receber durante os próximos sete anos, até 2013.

A propósito das transferências do Estado para o Algarve, no âmbito do QREN – Quadro de Referencia Estratégica Nacional, o responsável salienta que a região, entre 2007 e 2013, receberá menos de metade do que recebeu entre 2000 e 2006.

Ou seja, dos 2.200 milhões de euros de investimento global durante o III Quadro Comunitário de Apoio (2000 e 2006), a região vai receber apenas 1000 milhões até 2013. Menos 1200 milhões. Uma quebra 55%.

Na sessão plenária de ontem na Assembleia da República, Bota considerou que o QREN “representa um retrocesso para a economia e o desenvolvimento equilibrado do país, e um passo atrás na gestão democrática dos fundos”.

“Esta sangria financeira monumental do Algarve é um verdadeiro escândalo”, disse, lembrando que a região contribui economicamente com 4 a 5 mil milhões de euros ano, pelo que está a ser alvo, de “um verdadeiro tratamento colonial”.

Para Bota o Estado está a “sugar o povo e as empresas algarvias”, dando em troca “uma gorjeta”. “Por tudo isto, a nossa apreciação sobre o QREN não pode deixar de ser muito, mas mesmo muito negativa”, rematou o político.

Recorde-se, ao todo o Estado vai receber até 2013, cerca de 21.500 milhões de euros de fundos europeus. Serão os últimos dinheiros provenientes de transferências comunitárias.

Publicado no jornal "Região Sul"

Sem comentários: