terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica inaugurada em Silves

A abertura ao público da Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves realiza-se no dia 10 de Fevereiro e contará com a presença de numerosas individualidades nacionais e estrangeiras ligadas à Civilização Mediterrânica.

Com a inauguração do espaço reabilitado e ampliado do Antigo Matadouro Municipal de Silves, inaugura também, a exposição de arquitectura intitulada “JOSÉ ALEGRIA: da paixão..., da terra..., da arquitectura...” às 17:00 horas.

Esta apresentação, promovida pela Câmara Municipal de Silves, em colaboração com a Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal, já foi apresentada em versão mais reduzida em Marrakech, no Palácio M’Nebhi (Fondation Omar Benjelloun), em Rabat (Théatre National Mohamed V) e na Fundação Engº António de Almeida do Porto.

Esta mostra evidencia o trabalho do Arquitecto José Alberto Alegria que, entre Portugal e Marrocos, tem buscado um percurso de continuidades, entre a arquitectura tradicional e a arquitectura moderna e a arquitectura do sul de Portugal e a arquitectura islâmica.

A exposição estará aberta até ao dia 10 de Junho, de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 13:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas e aos sábados das 14:30 às 17:30 horas.

No decurso desta apresentação serão efectuadas várias visitas específicas para a comunidade escolar orientadas pelo autor e será também realizada, em data a confirmar, uma mesa redonda de reflexão sobre o tema “A transmissão do saber em arquitectura vernacular: o exemplo da geo-arquitectura em Portugal e Marrocos”, em colaboração com a Universidade do Algarve e o Departamento de Arquitectura da Universidade Lusíada.

Publicado no Jornal "Região Sul"

Sem comentários: