quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Construção barragem vai ser retomada, estrutura pronta em 2010

A construção da barragem de Odelouca vai ser retomada depois de um impasse que durava há mais de três anos, prevendo-se que a estrutura esteja operacional em 2010, anunciou ontem a empresa Águas do Algarve em comunicado. De acordo com a Águas do Algarve, a estrutura, cujas obras foram suspensas em 2003 na sequência de uma queixa da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), é a “principal obra” do sistema primário (captação e transporte de água bruta) de abastecimento ao Barlavento. A assinatura do auto de consignação para a conclusão das obras decorreu na passada sexta-feira, na presença de representantes da Águas do Algarve, Instituto Nacional da Água (INAG) e o consórcio
Teixeira Duarte, precisa o comunicado. Para concluir a barragem, localizada entre Silves e Monchique, é necessário ainda um investimento de 70 milhões de euros, pois o Estado já investiu cerca de 71 milhões desde 1999, altura em que a obra foi adjudicada pela primeira vez.
Segundo a Águas do Algarve, espera-se que com a conclusão da barragem, que servirá os concelhos de Loulé, Albufeira, Lagoa, Silves, Portimão, lagos, Vila do Bispo, Aljezur e Monchique, todo o sistema de abastecimento de água fique com um nível de fiabilidade “muito superior” ao actual.
Com 76 metros de altura, a barragem de Odelouca estará interligada à do Funcho através de um túnel, já construído, e substituirá o actual sistema de abastecimento de água ao Oeste do Algarve, baseado em captações subterrâneas. Substituição que, segundo a Águas do Algarve, é “imperiosa” devido à acentuada degradação da qualidade dos aquíferos subterrâneos da região e a sua insuficiência em anos críticos.

Publicado no "Primeiro de Janeiro"

Sem comentários: